top of page
HISTÓRIA DO KARATE

O mais antigo e importante mestre do Naha-te foi o mestre Kanryo Higaonna (Higashionna) (1853-1915). Este mestre aprendeu o Okinawa-te de S. Matsumura e S. Aragaki, e teve a oportunidade de viajar para a China onde viveu durante aprox. 13 anos. Ali, aprendeu o Kempo com os mestres Ryu Ryu Ko, Wai Xinxian e talvez outros mestres. Retornando à sua cidade de origem (Naha) ensinou sua arte. Alguns dos seus alunos criaram estilos de Karate-do bastante conhecidos hoje em dia e outros menos conhecidos. Chojun Miyagui (1888-1953): foi o mais importante e provavelmente o mais conhecido discípulo do mestre Higaonna. O mestre Miyagui abrigou o  mestre Higaonna na sua casa, quando este estava idoso, e continuou a escola quando ele morreu. Também viajou à China várias vezes, seguindo os passos do seu mestre. Em 1929 (na época em que a maioria dos mestres estavam dando os nomes aos seus estilos) o mestre Miyagui decidiu chamar o seu estilo de Goju-Ryu, nome que explica a característica de combinar o duro (Go) com o suave (Ju), força e flexibilidade.
Foi um dos primeiros mestres a criar um sistema de ensino para o Karate-do. Alguns dos mestres criadores de escolas dentro do estilo Goju-Ryu , foram alunos diretos seus: Jin'an Shinzato (1901 1945), Meitoku Yagi (1912-2003, Meibukan), Seikichi Toguchi (1917-1998, Shoreikan), Ei'ichi Miyasato (1921 1999, Jundokan), An'Ichi Miyagui (1931-, IOGKF), etc.

 

 

O Naha-te

Seko Higa (1898-1966): este mestre não é tão conhecido para algumas linhas de Goju-Ryu, mas foi sem dúvidas um dos melhores alunos do mestre Higaonna e um fiel seguidor da sua mística e filosofia. Após a morte do seu mestre, foi o braço direito do mestre Miyagui e o único autorizado a ensinar Goju-Ryu fora do Dojo de Miyagui. Chamou à sua escola de Shodokan e ajudou a criar o Kokusai Karate Kobudo Renmei (Federação Internacional de Karate e Kobudo). Seu filho Seikichi Higa (1927-1999) foi seu sucessor. Mestres como Kanki Izumigawa (1908-1969, Senbukan), Seiichi Y. Akamine (1920-1995, Ken-Shin-Kan), Seikichi Toguchi, Choyu Kiyuna (1931-, Seidokan), Seitoku Matayoshi (1941-), Eiiki Kurashita (1941-, Eiiki-Kan) e outros também foram alunos seus. Kyuna e Matayoshi são os atuais responsáveis pela parte técnica nesta Federação que agrupa vários altos graus tradicionais de Goju-Ryu alunos de S. Higa, em Okinawa.
Chohatsu Kyoda (1886-1968): foi um dos primeiros alunos do mestre Higaonna, junto com o mestre Miyagui. Criou o estilo Toon-Ryu (o nome do estilo refere-se a uma outra leitura do Kanji do nome do mestre Higaonna) e manteve a tradição do seu mestre. Ele não aceitou algumas mudanças que C. Miyagui introduziu, assim como novos Kata.
Também os mestres Kanken Toyama, Kenwa Mabuni e Tatsuo Shimabuku (1908-1975) mencionados anteriormente como alunos do Shuri-te aprenderam Naha-te com o mestre Higaonna e/ou o mestre Miyagui.
Outro grande mestre da cidade de Naha foi Kanbun Uechi (1877-1948): este mestre okinawense estudou durante vários anos Kempo Pangainoon na China e trouxe seu estilo para Okinawa e o Japão, ensinando-o sob o nome de Uechi-Ryu, um estilo que também faz ênfase na tensão e respiração, como o Goju-Ryu, utilizando muitas técnicas de mão aberta nos seus Kata. Após a sua morte, seu filho Kanei herdou a escola, depois seiu neto Kanmei.
    Mestres como Anko Itosu e Chojun Miyagui foram responsáveis pelo crescimento e difusão do Karate-do em Okinawa, ensinado-o nas escolas e na academia de polícia.

bottom of page