top of page

O SENSEI

Esta será a frase que porventura melhor caracteriza o percurso do Sensei Pedro Duarte nesta arte.

No primeiro dia do mês de Dezembro de 1990, aos 17 anos, Pedro Duarte iniciava uma nova etapa na sua vida.

Tinha-se inscrito na modalidade de Karate Shotokan no Futebol Clube de Alverca.
As aulas orientadas pelo Sensei João Carreiro depressa se tornaram algo de muito influente na sua formação

quer como atleta quer como pessoa. A sua sede de aprender esta nova arte fê-lo superar barreiras e contornar

dificuldades. Os treinos diários e o empenho que empregava em tudo o que fazia depressa se materializaram

em resultados. Não admira por isso que três meses depois do seu início obtivesse a graduação de 8º Kyu.
Nessa mesma época participou no estágio com o Sensei Abe o qual recorda com muita emoção.
Estaria para chegar a sua primeira contrariedade nesta caminhada. Num dos treinos sofreu um grave acidente

tendo sido hospitalizado. Depois de uma paragem de quase três meses regressou aos treinos com uma

enorme vontade de recuperar o tempo perdido.

Toda a vontade retida durante a paragem foi aplicada por forma a fazer o seu segundo exame no final

dessa época o que lhe viria a atribuir a graduação de 7º Kyu.

A época 1991/92 viria a tornar-se uma época de viragem. Realizou mais um exame de graduação, 6º Kyu, e iniciou-se na competição. O primeiro torneio por si realizado foi no Monte da Caparica e a sua prestação foi notável para um iniciante. Denotava já uma grande capacidade na vertente kumite devido à velocidade de execução nas técnicas.

No final dessa época, fez exame para 5º Kyu no qual viria a passar com um bom exame. Na época de 1992/93 participou em vários campeonatos e torneios obtendo alguns bons resultados e subiu à graduação de 4º Kyu.

Mas foi na época de 1993/94 que Pedro Duarte chegaria ao mais alto nível na competição. Depois de ter ido ao pódium em 3º lugar no campeonato nacional da federação em kumite individual masculino juniores, seria chamado a representar a nossa selecção de karate para o Europeu que decorreu em Madrid. Terminaria a época fazendo mais uma graduação, desta feita para 3º Kyu.
As três épocas seguintes levariam Pedro Duarte até à graduação de 1º Kyu e a outros tantos bons resultados na competição quer em individual quer em equipa. A participação em vários estágios proporcionou-lhe uma consistência a nível técnico que em muito favoreceu o seu karate.
Uma das grandes etapas deste longo caminho aconteceu na época de 1998/99. Depois do estágio do Sensei Enoeda realizado no liceu Pedro Nunes em Lisboa, eis que chegava a hora de fazer o exame para 1º Dan.  Foi um culminar de um trabalho de 8 anos com altos e baixos, com muito suor, mas, sobretudo com muito prazer, saboreando cada momento deste caminho.
A passagem para a graduação de 1º Dan fez com que olhasse de outra forma o karate.  Passou a ter um papel mais didáctico, mais ligado ao ensino desta arte e, em 2003, concluiu com êxito o curso de treinador monitor de karate da FNKP.
Na época de 2005/06 surgiu a oportunidade de abrir um dojo no clube União Atlético Povoense. Seria a sua primeira experiência como Sensei de um dojo. A procura pelo conhecimento técnico mais aprofundado levou a tirar o Curso de Treinador Nível 1 da FNKP.
Um ano mais tarde, na época 2006/07 haveria de abrir outro dojo na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense.
Com estes dois dojos teve ao seu encargo cerca de 80 atletas dos mais variados escalões etários.
Na sua contínua formação como técnico, iniciou em 2007/2008, o curso de instrutor da JKA Portugal o qual terminaria com sucesso.
Só mais recentemente, na época 2009/2010 realizou novamente um exame de graduação, para 2º Dan, integrado no estágio com o Sensei Ueki. Neste mesmo ano, seria premiado pela ASKP (Associação Shotokan Karatedo Portugal) com uma viagem ao Japão para participar no  "JKA Spring Joint Training Camp 2010", foi uma oportunidade única de beber do conhecimento e ensinamentos dos mais conceituados senseis  japoneses, tais como, Sensei Ueki, Sensei Tanaka, Sensei Osaka, Sensei Imura e Sensei Naka, entre outros. Tornou-se por isso numa experiência inesquecível no campo emocional e na vertente profissional/técnica.
Recentemente iniciou o curso de formadores da JKA Portugal.
Actualmente, encontra-se a elaborar um projecto que consiste na criação de um clube de Karate. Esta é só mais uma etapa desta longa caminhada que conta já com 20 anos. Outros tantos passos espera poder dar rumo a um futuro que se vislumbra risonho.

“Nunca é tarde para iniciar uma longa caminhada "
bottom of page